Programa Emoções na Balança
Conheça um pouco mais do nosso programa

O programa Emoções na balança desenvolveu-se a partir da experiência com pacientes de cirurgia bariátrica que reganhavam peso após um tempo devido a questões emocionais disfuncionais que envolvia sua relação com comida. A partir disto, ficou nítido a importância de trabalhar os aspectos emocionais envolvidos no emagrecimento, tanto vindo da bariátrica como de outras formas. A dificuldade de emagrecer e/ou manter o peso perdido muitas vezes é consequência de uma relação disfuncional com a comida, de aspectos emocionais pessoais da pessoa, de crenças limitantes e outros sabotadores. Estas situações se não resolvidas insistem em aparecer mesmo depois de algum ganho na perda do peso. E é aqui que a psicologia pode ajudar mostrando uma nova forma de pensar mais funcional rumo ao seu objetivo. Geralmente em momentos de instabilidade emocional (ansiedade, tensões, sob pressões, stress e outras insatisfações) é que as pessoas acabam descontando na comida todas suas emoções. Portanto, cuidar do psicológico é fundamental.

Durante as sessões são identificadas e trabalhadas as crenças e os comportamentos disfuncionais que estão dificultando e mesmo impedindo a pessoa de emagrecer. A partir disto o cliente é levado a uma mudança de interpretação das situações que envolve comida, promovendo assim uma modificação na sua relação com o alimento alcançando um estilo de vida mais leve e saudável.

A quem si destina o programa?

Para as pessoas que já tentaram vária formas de emagrecer e não conseguem, vivem no efeito sanfona. Para aquelas que colocam suas emoções no prato. Para os que si culpam após comer. Para os desejam diminuir sua ansiedade frente ao alimento. E para aqueles que desejam resgatar sua autoestima e autoconfiança.

Para saber se você se beneficiaria com o programa, identifique si algum destes pensamentos passam por sua cabeça com frequência:

  • Mereço comer isto.

  • Não é justo eu não comer isto.

  • Não resisto.

  • Não tenho força de vontade.

  • Todo mundo está comendo, então eu também vou.

  • Sou incapaz de controlar meus impulsos para comer.

  • Vou comer porque estou chateado.

  • Vou comer o quanto quiser e depois é só provocar vômito, ou usar laxativos e/ou diuréticos que não engordo.

Esses e outros pensamentos iludem você e o levam a comer o que não deveria.

O programa segue um protocolo de 12 sessões semanais, presenciais ou online, podendo ser estendidas conforme a necessidade do cliente.

1.
IDENTIFICAR GATILHOS

Essa fase é fundamental pois existem na internet diversas formas de reeducação alimentar, porém as emoções são negligenciadas na busca do peso ideal, o que é um grande erro.

2.
TRABALHAR AS CRENÇAS

As crenças são interpretações que chegamos em algum momento de nossa vida mas que podem se tornar disfuncionais com o passar do tempo e nos causar emoções desagradáveis. Como consequência, comportamentos disfuncionais são criados contribuindo também para a dificuldade com o emagrecimento.

3.
TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Para sair de uma vez por todas do efeito sanfona, é preciso basicamente mudar a maneira como se pensa a alimentação e o emagrecimento.
A TCC – Terapia Cognitivo Comportamental é uma grande aliada no emagrecimento, pois trabalha com os pensamentos, sentimentos e comportamentos que envolvem todo o processo de perder peso.
Durante a terapia, a pessoa aprende a lidar com a ansiedade, tristeza, estresse e culpa; aprende a organizar melhor sua rotina, a compra de alimentos e refeições.

Vídeo Dra. Bernadete - Programa Emoções na Balança

Permita-se criar novos hábitos de pensar e agir a seu favor. Tente fazer diferente. Saia da zona de conforto. Busque novas satisfações. E tenha uma vida mais leve e saudável.

Venha me conhecer,
Bernadete Leão

    Assine nossa newsletterInsira seu e-mail e fique por dentro de todas novidades do programa